Veja mais recados

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DIA DO LOBINHO

Dia 4 de outubro foi definido como o Dia do Lobinho em homenagem ao patrono do Ramo, Francisco de Assis, um personagem que representa valores e condutas que servem de exemplo.

A juventude de Francisco de Assis, apesar de haver transcorrido por volta do ano 1200, bem que podia se comparar com a vida de certos jovens de hoje em dia: filho de uma família rica, não havia festa de que ele não participasse; nos torneios entre os nobres, se destacava por sua galhardia e elegância; por toda a parte, esbanjava dinheiro, entusiasmo e amor pela aventura.


Entre os 20 e 22 anos se produziu em sua vida um processo de reflexão e uma busca de Deus não isenta de tropeços, já que na mesma época teve que empunhar armas em defesa de sua cidade natal, atravessar a dura prova de um ano de prisão e enfrentar uma séria doença.

Depois desse período, sua vida passou por uma mudança profunda, que o converteu em uma pessoa muito diferente: renunciou à vida mundana, à sua herança, aos torneios e às festas; deu aos outros tudo o que tinha; dedicou muitas horas à oração e à vida apostólica e escolheu viver com simplicidade e humildade, inteiramente dedicado ao serviço aos mais pobres e ao anúncio do Evangelho.
Foi tão grande a força de sua mensagem e o testemunho de seus atos que outros jovens se uniram prontamente a sua obra e, antes que Francisco completasse 40 anos, eram mais de 5.000 os religiosos da Ordem Franciscana, que haviam aprendido de seus lábios e pelo seu exemplo que “a perfeita alegria consiste em aceitar com ânimo, por amor de Cristo, toda a sorte de tristezas e de dores".
A caridade de Francisco se expressa em um apostolado tão aberto e universal que sua figura transcende o mundo católico e se converte, hoje, em exemplo para todos. Para ele, nunca existiu um homem que fosse estranho a seu coração: os leprosos, os marginais, os nobres e os plebeus, cristãos e muçulmanos, todos foram seus irmãos.
Mais, ainda: ninguém como Francisco confraternizou com o universo inteiro - foi irmão do sol, da água, das estrelas, das aves e das feras.
Francisco, testemunho de humildade, amante da natureza, amigo dos animais e, sobretudo, servo de Deus, é o companheiro ideal para ajudar lobinhos e lobinhas em seu desenvolvimento espiritual.
O Ramo Lobinho:
Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden-Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como conseqüência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 e 18 anos. 
Os meninos pequenos também queriam entrar na brincadeira, mas os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiam acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.  Então, B-P começou a pensar em oferecer as atividades que fossem adequadas para os pequenos. Ele queria que o programa para eles tivesse suas próprias características, não que fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.
Com o trabalho de organização da enfermeira Vera Barclay, sua colaboradora entusiasta, Baden Powell preparou um livro para o novo Ramo, intitulado “The Wolf Cub’s Handbook” (traduzido no Brasil como Manual do Lobinho), publicado em 2 de dezembro de 1916, data considerada como de fundação do Ramo Lobinho.
Textos adaptados do Manual do Escotista Ramo Lobinho e do Escotistas em Ação Ramo Lobinho

PARABÉNS AOS LOBINHOS E LOBINHAS DO GRUPO ESCOTEIRO ERIVALDO SANDRO PELO SEU DIA.

Comentários